Eats For You: o desafio e a transformação que mudaram a história da startup
Chegou a hora do almoço no trabalho e tudo o que você quer é aquela comidinha feita em casa.
Foi pensando na monotonia das opções de pratos gourmetizados e cansado dos mesmos restaurantes, que ele imaginou uma maneira de acessar comida caseira, preparada por vizinhos e pequenos empreendedores locais.
Foi aí que veio o estalo de Nelson Andreatta para fundar a Eats for You, uma startup brasileira de entregas de refeições caseiras que empodera donas e donos de casa e em várias partes do Brasil dando a plataforma que precisam para vender suas refeições e ainda leva a milhares de profissionais em seus trabalhos uma comida caseira feita com sabor, carinho e muita dedicação.
Ele percebeu que, além de oferecer refeições caseiras a preços acessíveis, poderia transformar cada cozinha familiar em uma pequena fábrica de comida, criando oportunidades de geração de renda e empreendedorismo.
Nelson se juntou a seus sócios Ester Scheffer e Pedro Haddade colocou a ideia em prática. Deu certo. Com números que hoje surpreendem, a startup se destaca tanto por seu modelo de negócios inovador, quanto pelo compromisso com o impacto social.
Mas a história não teve apenas flores – ou bons temperos, mas também um gosto de grande desafio. Com um modelo que inicialmente se baseava nas vendas refeições quentes prontas em Pontos Eats, com a COVID-19 seus principais canais – as foodbikes que vendiam para os trabalhadores nas empresas – foram fechados. Com o lockdown, eles tiveram uma drástica queda de 95% nas vendas em apenas uma semana. E o time teve que se reinventar.
Então eles tiveram a ideia de criar o foodbank com “Kits de Doação de Refeições” em parceria com organizações como o Banco BMG e empresas parceiras. Esse kit permitiu que clientes e empresas comprassem refeições que então seriam doadas para pessoas em situação de rua. Essa iniciativa resultou na distribuição de mais de 220 mil refeições e na geração de mais de R$ 1 milhão de reais em renda para as famílias dos cozinheiros.
Eats for You : O modelo de negócio Hoje
Hoje a Eats For You atua no modelo B2B e B2B2C e tem parcerias com centenas de grandes empresas, oferecendo as refeições quentes e resfriadas e congeladas, aumentando a durabilidade. Esse movimento estratégico resultou em um crescimento exponencial de 1000% em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando a capacidade de adaptação da empresa.
Uma das corporações parceiras é a Alelo, que está entre as principais empresas de benefícios do Brasil e, assim como a Bossa, investiu na startup, fortalecendo a capacidade da Eats For You de ganhar tração.
O diretor administrativo da Bossa Invest, Antônio Patrus, conta porque a empresa de Venture Capital acreditou na startup. “Os fundadores se mostraram eficientes e muito comprometidos com o propósito, além de terem comprovado a demanda e o tamanho do mercado. É um grande impacto e um modelo de negócio super interessante”, explica.
Atualmente, a startup opera em sete estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Brasil e Paraná – e mantém contratos com grandes corporações, fornecendo além das refeição, frutas e lanches.
A visão da Eats For You é audaciosa: transformar as cozinhas familiares que buscam uma renda em uma pequena fábrica de comida e revolucionar o sistema de produção, comercialização e logística de alimentos no Brasil. Eles estão comprometidos com a promoção de impacto social, geração de renda formal, inclusão produtiva e fomento ao empreendedorismo.
E não para por aí: em breve, a startup pretende expandir para as principais capitais do Brasil até o final do próximo ano, visando uma presença nacional e a concretização de seu propósito.