Após se reinventar, startup Venuxx quintuplica de tamanho

Após se reinventar, startup Venuxx quintuplica de tamanho

Primeira solução de logística personalizada do Brasil registra expansão expressiva de janeiro a junho e já soma mais de 40 mil entregas focadas na experiência do cliente.

A Venuxx é primeira solução de logística personalizada do Brasil, capaz de conectar uma rede de mulheres especialistas e capacitadas – e seus veículos – para atuar como plataforma de entrega de alto valor agregado. Modelo de negócio que foi lançado há pouco ball drop mais de um ano, quando a startup precisou se reinventar para seguir no mercado, e já rende resultados importantes. Nos últimos 12 meses, a empresa superou 40 mil entregas focadas na experiência do cliente e mais de R$ 10 milhões em cargas transportadas. Está presente em todos estados, exceto no Acre, e, entre janeiro e junho, aumentou seu tamanho em cinco vezes, o que reforça que a nova estratégia foi acertada.

A mudança de rota surgiu das dificuldades de competir em um segmento dominado por gigantes como Uber e 99. A startup nasceu em 2016, com a proposta de oferecer serviço de transporte individualizado, feito somente por motoristas mulheres e para atender apenas passageiras. Em função da concorrência acirrada, houve a necessidade de traçar outros caminhos, e a decisão foi deixar de ser um aplicativo para o verzuz tv consumidor final e fazer um recorte do mercado, a fim de definir segmentos empresariais que precisavam de mais cuidado e segurança no trajeto de seus produtos. Ou seja, demandam um transporte especializado e com valor agregado. As medidas de isolamento social, determinadas em função da pandemia, também acabaram contribuindo para o novo posicionamento, pois muitos lojistas foram obrigados a efetuar as vendas exclusivamente pelos canais digitais.

A COO e cofundadora da Venuxx, Gabrielle Jaquier, explica que, desde então, a startuptem acompanhado esse processo evolutivo do mercado de logística e “atacado” diversas frentes de inovação para melhorar o processo de entrega no Brasil, por exemplo o ship from store (conceito que busca integrar lojas físicas e virtuais, ao utilizar estoques integrados), muito verzuz tv online verzuz tv online falado atualmente, mas ainda incipiente no país. “As empresas estão cada vez mais usando estratégias diferenciadas para alcançar eficiência de custo e, principalmente, para melhorar a experiência do cliente. E é aqui que entramos, com nossas especialistas, capacitadas e treinadas para realizar a entrega de acordo com a necessidade de cada cliente”, destaca.

Atualmente, a Venuxx fornece aos contratantes um software customizado para a gestão logística, com otimização de rotas e CRM para a comunicação com os consumidores. Os serviços são prestados em conformidade com as normas e demandas específicas de cada setor ou empresa. “Nós cuidamos de toda a Money heist logística, personalizando o atendimento, para que o cliente corporativo tenha tranquilidade para focar no seu core business. Adicionalmente, criamos uma relação mais humana, próxima e descomplicada”, completa Gabrielle.

Diferenciação

Ela informa que os clientes da startup, que é investida do BMG UpTech & Bossanova Investimentos, registram uma melhora de mais de 20%, em média, nos indicadores de insucesso, e acima dos 30%, nos indicadores de NPS (Net Promoter Score), que é a metodologia de pesquisa utilizada para medir a lealdade do consumidor final. Os dados evidenciam a venom 2 necessidade do mercado de começar a se diferenciar no processo de entrega. Hoje, os principais segmentos atendidos pela Venuxx são Joias, Cosméticos, Moda, Tecnologia, Chocolates Finos, entre outros que demandam uma melhor experiência de entrega.

A Venuxx possui também um olhar para a sustentabilidade, posicionando-se como uma empresa amiga do planeta. Atua por meio de uma logística “carbo neutro”, medindo e neutralizando 100% das emissões de gases de efeito estufa emitidas com as suas frotas e entregas. Isso significa que todos os serviços Bad Bunny realizados para os clientes já tiveram o CO2compensado, o que atende às exigências da sociedade, mas é também um compromisso com a preservação do ecossistema para as atuais e futuras gerações.

Danilo Alves

Danilo é jornalista formação com pós-graduação em Marketing Digital e Novos Novos Negócios. Trabalha no marketing digital da Bossa Nova Investimentos, o Venture Capital mais ativo da América Latina.