Levantamento exclusivo realizado pela startup investida da Bossa Nova de inteligência de marketing e aquisição para apps – RankMyAPP, mostra que o número de downloads de aplicativos para quem quer trabalhar como entregador de produtos (delivery) cresceu 200%, em média, nos meses de março e abril.
De acordo com a empresa, abril teve a maior adesão dos últimos seis meses, com aplicativos de delivery instalados em mais de 22 milhões de celulares. O fenômeno pode ser explicado pelos efeitos do coronavírus no aumento do desemprego e na redução de salário e da carga horária, prevista na Medida Provisória 936.
O crescimento do desemprego afetou todas as regiões do Brasil durante o primeiro trimestre deste ano, chegando a 1,2 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mudanças promovidas por Aplicativos de Delivery
Para Leandro Scalise, CEO do RankMyApp, os aplicativos já vinham provocando uma série de mudanças nos hábitos dos brasileiros e a crise instalada com a pandemia ajudou a acelerar esse comportamento.
– Estou inserido no mercado mobile há 7 anos e presenciei várias mudanças já previstas no uso dos aplicativos, porém, o comportamento do usuário durante a pandemia é algo que acelerou muito essa mudança. Nossas pesquisas têm apresentado alto crescimento no número de downloads e visitas a determinados segmentos de apps e especificamente ao nicho de apps de delivery, tanto de usuários finais quanto de entregadores -, analisa.
Além dos entregadores, os aplicativos de delivery também aumentaram entre os consumidores. Pesquisa realizada pelo RankMyAPP, em março, mostra que o número total de apps instalados até dia 16 daquele mês já representava 61,3% do total de vezes que esses aplicativos foram baixados em todo o ano passado.