Com a aproximação da Black Friday, muitos lojistas têm se preocupado em investir em sistemas de busca inteligente e recomendação para elevar a experiência de compra da loja virtual.
“A Black Friday é famosa por ser uma data para aumentar e acelerar as vendas, mas também é o momento para fidelizar os clientes. Nos dois casos, é preciso oferecer uma boa experiência de compra. Muitos lojistas já entenderam isso, então, além de investir em campanhas pagas para aumentar o tráfego na loja, têm investido também no nosso sistema de busca inteligente e recomendação”, conta Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint.
Ellus, Bobstore e Morena Rosa são alguns exemplos de marcas que estão seguindo essas estratégias em seus e-commerce. Além de atrair tráfego, estão preparando os seus sites com o sistema de busca inteligente e recomendação da SmartHint, para receberem bem os novos visitantes.
“Apostamos na busca inteligente da SmartHint e nas vitrines personalizadas. Assim, mantemos os clientes no funil de vendas oferecendo a melhor experiência de compra possível”, afirma Mauricio Didimo, head de e-commerce e estratégia digital do Grupo Morena Rosa.
Como a tecnologia da SmartHint prepara a loja para a Black Friday
Por ser uma data bastante movimentada, é natural que as loja virtuais obtenham mais tráfego. Pois até o consumidor que pretende comprar na loja física, muitas vezes, começa a analisar os preços e produtos antes, na internet. E ele pode acabar conhecendo a sua loja justamente nessa hora. Isso significa que a experiência de compra começa antes mesmo do momento da compra. Por isso, é preciso ter um site eficiente, organizado, convidativo e agradável para o cliente. Para isso, o sistema da SmartHint aposta em personalização e melhora da experiência com três ferramentas:
Busca inteligente: baseada em inteligência artificial, a busca da SmartHint mostra os resultados de pesquisa em milissegundos e facilita muito a busca, pois identifica as palavras mesmo com digitação errada, através da similaridade fonética; encontra os produtos pela cor, através do reconhecimento de imagem; e mostra os resultados mais relevantes e personalizados para cada pessoa em primeiro lugar, com a busca comportamental.
Vitrines de recomendação: as vitrines de recomendação também utilizam inteligência artificial e, por isso, são totalmente autônomas e personalizadas para cada usuário. Elas sugerem os itens mais relevantes para cada cliente.
Pop-ups de retenção: os pop-ups de retenção ajudam a chamar a atenção do cliente e incentivar a compra. São dois tipos, um deles mostra uma vitrine com produtos do gosto do cliente, já o outro, aposta no gatilho de urgência, e oferece um desconto com contador regressivo em um produto que esteja sendo visto.
Com elas, é possível:
- Personalizar a experiência
- Otimizar processos
- Fidelizar o cliente
- Automatizar processos
- Aumentar a produtividade
- Aumentar o ticket médio
- Aumentar as páginas por sessão
- Reduzir o abandono de carrinho
- Aumentar a taxa de conversão
As três ferramentas, em conjunto, personalizam, melhoram a usabilidade e busca pelos produtos e ainda apostam em descontos atrativos, carro chefe da Black Friday. Tudo isso influencia na experiência do cliente. E, se ele tiver uma boa experiência, além de converter a venda, ainda pode querer retornar ao site em uma outra data, tornando-se um cliente fiel e até um promotor da marca.
A contratação e implementação da ferramenta é rápida, simples, sem burocracia e sem contrato de fidelidade. Pra saber mais, clique aqui.