Metade do faturamento de um supermercado de médio porte é representado por apenas 4% de todo seu mix de produtos, aponta pesquisa da SuporOpa

Metade do faturamento de um supermercado de médio porte é representado por apenas 4% de todo seu mix de produtos, aponta pesquisa da SuporOpa

Um supermercado de médio porte possui, em média, mais de 7 mil ítens em suas prateleiras. Porém, 50% do faturamento é baseado na venda de apenas 276 produtos, ou 4% de todo seu mix. É o que aponta o estudo realizado pela SuperOpa, marketplace da indústria de alimentos que faz a conexão entre distribuidor e consumidor final. O público analisado é composto por pessoas das classes B e C residentes em grandes regiões metropolitanas.

“Além de um canal de vendas para os nossos parceiros, o objetivo da SuperOpa é oferecer informações estratégicas, baseadas em dados, que favoreçam os seus negócios. Acreditamos que ter essas 276 opções no portfólio de vendas pode dobrar a recorrência das compras dos consumidores, o que impacta diretamente no faturamento da empresa”, comenta Luis Borba, co-fundador e CEO da SuperOpa.

O levantamento mostra que as categorias mais representativas, dentro dos 4% do do mix total de produtos, são bebidas (14%), carnes (12%) e FLV – frutas, legumes e verduras (8%). Dos 13 itens* que compõem a cesta básica, 12 aparecem entre os 276 primeiros (exceto a farinha de trigo).

“Ofertar esses produtos na SuperOpa será essencial para alcançarmos nossas metas de 2021. Até o final do ano, queremos atingir a marca de R﹩3 milhões mensais transacionados e 18.5 mil pedidos pela plataforma”, revela Borba.

Para mais informações, acesse o site da SuperOpa .

*os produtos considerados são: acém, tomate, leite, banana, arroz, café, açúcar, óleo, feijão, manteiga, batata.

Danilo Alves

Danilo é jornalista formação com pós-graduação em Marketing Digital e Novos Novos Negócios. Trabalha no marketing digital da Bossa Nova Investimentos, o Venture Capital mais ativo da América Latina.