Skip to content Skip to footer

Networking no Ecossistema de Inovação: Como construir uma rede de contatos valiosa para seus negócios

networking no ecossistema de inovação

Em um cenário cada vez mais digital, a conexão global tornou-se acessível a qualquer pessoa, facilitando a interação independentemente da localização. Nesse contexto, saber realizar essas conexões e fazer um bom networking no ecossistema de inovação – online ou presencial – é uma necessidade inerente para fundadores em busca de oportunidades para impulsionar o crescimento de seus negócios, seja para contato com investidores ou para prospectar novos clientes. 

Neste texto, vamos explorar estratégias para criar um valioso networking no ecossistema de inovação, abordando os do’s and dont’s desse processo levando em conta as particularidades do mercado. 

Abordagem ruim que não gera valor

O processo é simples: prospectar, conectar-se a este profissional, se estiver online deve enviar uma mensagem para despertar o interesse, marcar uma ligação ou uma reunião e então se aprofundar sobre a possibilidade de parceria. No entanto, o que a maioria faz é abordar essas pessoas aleatoriamente nas redes sociais e despejar tudo logo de cara, tentando a conversão.

O networking no ecossistema de inovação é um processo poderoso, mas que deve ser bem feito e que pode demorar algum tempo para ser eficiente.

O principal é entender que primeiro você deve gerar interesse buscando mostrar valor e solução para a pessoa. Pessoalmente, o ideal é primeiro ouvir, se interessar pelo que ela faz, perguntar… E só então falar do seu negócio.

Abordando investidores: De “Olá! Tudo bem?” para  “Aqui está meu pitch deck!”

Tome cuidado com esse tipo de abordagem. O investidor não conhece você além dos seus perfis digitais. 

A primeira coisa é saber a tese de investimento do fundo ou investidor. Busque na internet para descobrir o setor em que atua, modelo de negócio preferencial e outras informações importantes. 

Depois veja se possui contatos próximos em comum que possam te aproximar: uma boa indicação de alguém com credibilidade sempre encurta caminho. 

Se está abordando pelas redes sociais, antes de mais nada, busque gerar interesse para cavar um bate-papo online ou um café pessoalmente. Para isso, descreva em poucas frases alguns highlights como: receita anual, % de crescimento do faturamento nos últimos meses, quantos clientes já possui, track record do time fundador e tamanho do mercado atingível. Dependendo do contexto e do perfil do investidor, pode ser que ele se interesse por você e seu negócio e decida saber mais detalhes. 

Participação em eventos do ecossistema de inovação

Sem dúvidas, os eventos serão um grande catalisador do seu networking no ecossistema de inovação. Isso porque eles são ambientes propícios para a troca de conhecimento e, em algum momento da conversa, a troca de contatos também. Mas existe um detalhe sobre esse assunto que muitos acabam deixando de lado: a consistência e a constância.

Aparecer apenas esporadicamente em encontros do seu interesse não irá colaborar para que sua presença seja lembrada por investidores e empreendedores que frequentam constantemente esses espaços. Além disso, sempre bom estar atualizado sobre os assuntos do momento no seu nicho para puxar um papo que não seja tão raso. Seja constante e explore todas as oportunidades de se conectar com pessoas que ainda não conhece. Mas não esqueça: uma abordagem direta só para oferecer seu produto é menos eficiente.

Invista tempo em suas redes sociais

Sabemos que a correria do dia a dia nos faz priorizar certas coisas em detrimento de outras, mas, na era digital, suas redes sociais podem ser uma porta de entrada para novas conexões importantes.

O ecossistema de inovação é feito por pessoas que dividem um propósito e buscam negócios. Por isso, suas redes sociais podem despertar muito interesse

Sempre que sobrar uma espaço na agenda, invista tempo em compartilhar informações interessantes sobre sua jornada com quem te segue nessas plataformas. Você pode até criar e alimentar um perfil exclusivamente para divulgar o seu negócio por meio de conteúdos relevantes. 

Uma última dica sobre o assunto: interaja com postagens de outros profissionais. Esse também pode ser o primeiro passo para começar um networking no ecossistema de inovação.

Mantenha frequência com os contatos mais importantes

Essa é uma estratégia especialmente importante para empreendedores. Muitas vezes, uma conexão não dará grandes frutos naquele momento, mas manter a proximidade pode fazer com que nasçam outras oportunidades no futuro.

Não descarte contatos já “aquecidos”. Continue a relação enviando mensagens interessantes, reports e novidades relevantes e pode ser que, em algum momento, seu contato perceba que agora é uma boa hora de ampliar a conexão.

Só não se esqueça de uma coisa: não sobrecarregue com um monte de informações, seja prudente e compartilhe o essencial. 

Networking no Ecossistema de Inovação: Uma dica bônus para empreendedores

Essas foram algumas dicas de como criar e gerir um valioso networking no ecossistema de inovação. Se você deseja se conectar com uma rede poderosa de mais de 4 mil investidores e mais de 250 startups, entre em contato com os especialistas da Bossa para descobrir oportunidades de colaborar no ecossistema de inovação.

E se você quer saber mais sobre o processo de captação de investimento, não perca as masterclasses gratuitas sobre “Como se tornar um investidor” ou “Como captar investimento” disponíveis no Clubb.vc.

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Cookies