O que é CCB (Cédula de Crédito Bancário)?

O que é CCB (Cédula de Crédito Bancário)?

Afinal o que é uma CCB e como investir em startups com CCB?

Você pode não ter ouvido esse termo ainda, mas ele está ficando cada vez mais popular. O termo CCB é a sigla para Cédula de Crédito Bancário.  

Mas, o que é de fato uma Cédula de Crédito Bancário?

A Cédula de Crédito Bancário (CCB) é um título de crédito emitido por pessoa física ou jurídica em favor de uma instituição financeira ou de entidade que se assemelhe. Esse título representa a promessa de pagamento em dinheiro decorrente de uma operação de crédito.

Em outras palavras, é um documento de formalização. A Cédula de Crédito Bancário assegura que um empréstimo de recursos, feito em uma instituição financeira ou um banco, será devidamente pago em condições acordadas em contrato.

Essa modalidade de financiar e oferecer crédito para pessoas e empresas foi criada por meio da MP 1.925/99 e incluída na Lei nº 10.931/04. Acima de tudo, a CCB traz mais confiança ao sistema financeiro, facilitando a distribuição de crédito e impulsionando a inovação e o crescimento econômico. 

Como funciona a CCB aplicada ao Venture Capital 

Essa é uma modalidade inédita no mercado de venture capital moldada para os investidores que querem dar os primeiro passos no caminho de investimentos em startups.

Diferente de um investimento tradicional, você não investe diretamente em startups, portanto a oferta não gera equity. A sua participação está relaciona ao recurso que você oferece ao terceiro.

Na prática, os investidores que participam da oferta CCB disponibilizando seu capital firmam o investimento com a Bossanova. Posteriormente a empresa, que tem uma equipe especializada em investimento em startups, se compromete a executar o objeto do negócio: investir em empresas de base tecnológicas, as startups.  

Nesse modelo de investimento, a Bossanova se compromete a remunerar o capital investido acrescido da rentabilidade pré-fixada no prazo de 120 meses. Além disso, ao longo do contrato você recebe quando houver um evento de liquidez referente a startups atreladas a oferta. 

Os eventos de liquidez no mercado de startups são conhecidos como exits, eles podem acontecer quando ocorre a:

  • Compra de startups do portfólio: uma determinada empresa faz a compra total da startup presente no portfólio atrelado a oferta CCB; 

  • Compra da participação da Bossanova na empresa: a startup recebe um novo investidor que compra nossa participação da empresa; 

  • IPO (Initial Public Offering): a startup abre a Oferta Pública Inicial em que as ações são vendidas ao público em geral numa bolsa de valores.

Conclusão

Apresentei a você, neste post, que a Cédula de Crédito Bancário é um modelo de crédito que pode ser usado tanto para a captação, no caso de bancos, empresas ou instituições financeiras, quanto para investir seu capital, no caso do investidor.

Este documento, além de ter validação extrajudicial, que reduz a burocracia e garante o retorno do seu investimento, quando aplicado ao venture capital, impulsiona a inovação e o crescimento econômico.

Na Bossanova, a Oferta CCB é uma oportunidade para que novos entrantes possam investir em startups conosco. Ele tem uma proteção de capital com rentabilidade mínima (renda fixa) e um upside que vem dos exits das startups do portfólio (renda variável). Consequentemente te dá a garantia de risco controlado e possibilidade de ganhos agressivos.

Quer saber quando terá uma nova oferta CCB na Bossanova? Clique aqui.