Oferta CCB: rentabilidade e tempo

Oferta CCB: rentabilidade e tempo

Você quer entender qual a rentabilidade e o tempo de contrato na Oferta CCB? Nesse artigo respondemos as perguntas mais frequentes sobre o tema. 

Acima de tudo é importante compreender que para investir em startups a Bossanova utiliza recursos próprios e de terceiros através de seus veículos exclusivos e privados. O Investimento CCB está dentre esses recursos. 

A Oferta CCB em venture capital é de baixa liquidez. O recurso investido é repassado para startups que o utilizam para crescer e faturar. 

Os ganhos e rentabilidade do investidor CCB são provenientes dos exits, que se refere a performance das vendas das startups. O exit acontece quando existe: 

  • Compra de startups do portfólio: uma determinada empresa faz a compra total da startup presente no portfólio; 

  • Compra da participação da Bossanova na empresa: a startup recebe um novo investidor que compra nossa participação da empresa; 

  • IPO (Initial Public Offering): a startup faz ação de Oferta Pública Inicial em que as ações são vendidas ao público em geral numa bolsa de valores. 

O tempo mínimo para resgate do capital investido acrescido da rentabilidade mínima é de 120 meses, portanto o Investimento CCB é caracterizado como um título de renda fixa.  

No entanto, o valor dos exits é repassado aos investidores do portfólio assim que ocorre um evento de liquidez. 

Na prática o investidor recebe em dois momentos: 

– Valor referente aos exits: ao longo do contrato sempre que houver um evento de liquidez

– Garantia do principal + taxa pré-fixada: ao fim dos 120 meses. 

Existe teto de rendimento?

Não existe teto de rendimento. 

O que a Bossanova oferece como orientador é o nosso track record dos últimos 2 anos: 24.2% a.a. de valorização total do portfólio. Mas o desempenho desse rendimento pode ser maior ou menor, dependendo do desempenho das startups. 

O que acontece se após os 120 meses não ocorrer o exit? 

Após o tempo mínimo de resgate, o investidor CCB recebe o capital investido acrescido da renda pré-fixada em uma única parcela. Se ainda restarem startups sem o exit, pode ser feita uma análise do contrato para viabilizar uma possível extensão. Mas tudo depende de como o portfólio estará na reta final. 

Posso retirar o valor de capital investido antes? 

Pode, mas existe um deságio sobre o capital conforme a tabela do termo de recompra. *Para acessar informações referente a tabela do termo de recompra basta acessar a página de oferta >> Jurídico >> Termo de recompra. 

Como acompanho os rendimentos? 

A Bossanova te garante duas maneiras para o acompanhamento de rendimentos do seu investimento CCB: 

  • Acesso a plataforma de investimentos: Pelo site da Bossanova.inco.vc o investidor pode acessar os contratos, rendimentos mínimos, informativo para imposto de renda, informações cadastrais e relatórios de progresso disponibilizados por nossa equipe. 

  • App BossaInvest CCB: Após o aceite do investimento CCB, a equipe Bossanova te permite acesso ao aplicativo. Pela plataforma você acompanha a valorização total das startups do seu portfólio e as informações das investidas. 

*Essas informações ficam disponíveis após o processo de verificação e de assinatura da oferta CCB. O prazo para o envio dos acessos é de cinco dias úteis contando a partir da data de investimento.