Trackage inova na gestão de pátio para operações logísticas

Trackage inova na gestão de pátio para operações logísticas

Como uma solução de tecnologia reduziu em 50% o tempo de espera dos motoristas na carga e descarga da DHL Supply Chain

Assim como grande parte dos encontros envolvendo startups e grandes empresas, tudo começou com um programa de corporate ventures. Por intermédio da Weme, uma iniciativa de aceleração de startups em Campinas, a Trackage foi apresentada à DHL, uma das maiores empresas logísticas do mundo. Apostando em seu processo de inovação aberta, a DHL Supply Chain decidiu se aliar à startup para implantar novas soluções tecnológicas em suas operações. 

Durante esse trabalho conjunto, o Maestro – solução de gestão de pátios e agendamento de docas da Trackage – foi adaptado às condições da DHL e integrado aos demais sistemas da empresa. Para aumentar a visibilidade dos processos, foram criados dashboards reunindo os principais KPIs. Além disso, as atividades nos pátios e docas passaram a ser acompanhadas por gestores e líderes, e transportadoras puderam realizar o agendamento de cargas e acompanhar cada veículo em tempo real.

Como 75% do escoamento de produtos no país é feito via transporte rodoviário, o caminhoneiro é uma peça importante na adoção desta nova tecnologia. A Trackage criou então um aplicativo móvel compatível com Android e iOS, onde o motorista realiza seu cadastro e passa a agilizar todo o processo de transporte. O caminhoneiro é rapidamente liberado na portaria do centro logístico, imediatamente direcionado para doca correta e evita a necessidade do contato humano direto – o que contribui para a não disseminação do COVID-19.

A utilização do Maestro gerou uma redução de 50% no tempo de espera dos motoristas para operações de carga e descarga nos centros de distribuição da DHL Supply Chain, além de trazer muito mais visibilidade da operação para os gestores. O primeiro centro a receber a tecnologia foi o da Unilever, localizado em Pouso Alegre (MG) e operado pela DHL. Trata-se de uma instalação de 87 mil m², 135 docas e 100 a 250 carregamentos por dia. Esse centro da Unilever, que operava todos os processos manualmente e envolvia o contato humano para cadastramento e direcionamento, agora pode ser gerido de forma remota em tempo real, enviando instruções automáticas a cada motorista sobre sua movimentação.

Segundo Victor Hugo Moreira, CEO e fundador da Trackage, esse aumento na produtividade é uma necessidade para grande parte do setor logístico. “Com o aumento da demanda, há grande desejo pela redução de custos e prazos. O Maestro permite a gestão estratégica de toda a operação, com indicadores que permitem melhores tomadas de decisão”.

O impacto diário é tão grande em termos de ganho de tempo, receita e segurança que outros três centros da DHL já receberam a tecnologia e outros locais irão recebê-la nos próximos 18 meses. “Este projeto extrai um valor muito grande a um custo viável. O impacto no dia a dia é muito grande, aprimorando a segurança e dando mais eficiência à logística interna do CD. A iniciativa foi bem recebida pelas transportadoras parceiras também, tanto que algumas estão doando smartphones a motoristas que não possuem o aparelho. Já temos mais de 2500 motoristas cadastrados”, explica Lílio de Souza Rocha Neto, Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain no Brasil.

Para mais informações, acesse: http://www.trackage.com.br.

Danilo Alves

Danilo é jornalista formação com pós-graduação em Marketing Digital e Novos Novos Negócios. Trabalha no marketing digital da Bossa Nova Investimentos, o Venture Capital mais ativo da América Latina.