Valores Bossanova Investimentos

Somos Empreendedores que Investem

Antes de sermos uma empresa de investimentos, somos Empreendedores com track record. Investimos em GENTE e não somente em NEGÓCIOS. Temos Espírito Empreendedor, nossas atitudes e decisões são pró-empreendedores. Somos ágeis, assumimos nossas responsabilidades e fazemos sempre mais com menos.

Mantras

Somos Pró-fundadores

Colocamos os nossos fundadores em primeiro lugar. Confiamos nos fundadores para administrar suas startups com integridade e eles confiam em nós, seja através da Redebossa ou para estarmos presentes quando eles precisarem de nós. Reconhecemos a essencialidade do elemento humano por trás de cada empresa e, por isso, buscamos fornecer suporte completo para aumentar as chances de sucesso das nossas investidas.

Unidos somos mais fortes

Acreditamos que a união de esforços agrega. Por isso, em nossa visão, democratizar o acesso das pessoas às startups e o acesso das startups ao capital é fundamental ao impulsionamento da inovação e da mudança social gerada por essas empresas. A comunhão das mais diversas expertises nas análises das oportunidades e no apoio aos empreendedores investidos catalisa esse movimento.

É mais do que dinheiro

Enxergamos a nós mesmos como administradores do ecossistema de tecnologia. Para nós, é mais do que dinheiro e acreditamos que promover uma comunidade forte e inclusiva é o melhor modelo de negócios. Amamos o que fazemos e optamos por trabalhar com fundadores que pensam o mesmo sobre suas empresas e equipes.

 

Relacionamento é tudo

Temos orgulho de ter construído uma vasta rede de relacionamento que alavancamos em prol das startups do portfólio e parceiros. Investir em relacionamentos profundos e genuínos frequentemente resulta na nossa capacidade de ajudar a produzir resultados inesperados. Nós nos esforçamos para fornecer suporte estratégico, ajudando a reduzir o atrito no ecossistema.

 

Vamos além

Estamos presentes quando os fundadores mais precisam de nós. Somos reconhecidos por fornecer suporte e mentoria em pontos críticos no desenvolvimento e no crescimento das startups, seja nos momentos de grandes incertezas, na captação de novos investimentos, no desenvolvimento corporativo/M&A e/ou no desenvolvimento de negócios.

Os detalhes são muito importantes

Já enfrentamos diversas situações e, por isso, muitas vezes somos capazes de reconhecer padrões. Isso nos permite fornecer, com segurança, insights para nossos fundadores em uma ampla gama de situações. Sabemos que tarefas pequenas geralmente têm um impacto desproporcional no resultado.

 

Por isso, sabemos que o comprometimento na execução de pequenas tarefas faz uma enorme diferença no sucesso de uma organização, tanto internamente quanto externamente.  Assim, estamos comprometidos em executar, com esmero e dedicação, tanto as tarefas grandes quanto as pequenas, até a linha de chegada.

Nossa Visão

Sermos essenciais para a vida dos Empreendedores e Investidores Brasileiros, para o ecossistema de Startups e para o Desenvolvimento Econômico do País. Queremos ser sempre um grande Negócio para todos os nossos stakeholders e não somente uma grande Empresa.

Sonho Grande

Democratizar o acesso ao capital no Brasil para Startups, investindo em 1.000 Startups de forma direta e indireta até 2022, sendo a marca mais reconhecida pelos Empreendedores e pelo Ecossistema de Startups na América Latina. Quando estivermos próximos à realização, buscaremos novos sonhos ainda maiores.

Nosso Propósito

Melhorar a vida das pessoas e do mercado, através do contínuo investimento em Startups Early Stage.

Eternos Aprendizes

Adotamos a política do LIFE LONG LEARNING. Escutamos e ouvimos mais do que falamos e, portanto, não agimos, nem nos sentimos como donos da verdade.

Paixão e Felicidade

Somos apaixonados por gente, pela excelência e pelo trabalho. Isso além de serem nossas razões para nos sentirmos realizados, nos tornará o Venture Capital mais produtivo da sua indústria

Comunicação pública

Transparência é nossa essência. Os números da Bossanova são públicos e estarão sempre disponíveis em nosso site.

Educação

Acreditamos que a educação muda o mercado. Portanto, nos sentimos responsáveis por educar baseado nas nossas experiências, as positivas e as negativas. Fazemos isso através de treinamentos e de informações publicadas em veículos de comunicação, site e nas Redes Sociais da Bossanova, de seus colaboradores e dos acionistas, sempre com o objetivo promover o ambiente empreendedor e de investimentos em Startups no Brasil.

Nossas Políticas

Compliance

Definição: a expressão Compliance é derivada do verbo inglês “to comply”, que significa dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir as regras internas e externas. Na hipótese de não conformidade a Bossanova ficará sujeita a sanções, perda financeira, danos à reputação e a imagem.

A estrutura da área de Compliance da Bossanova é ligada ao Conselho de Administração da Companhia, com acesso irrestrito à alta administração e independência na condução de ações com todas as áreas da empresa, de modo a garantir a imparcialidade em todas as suas operações e controles.

A estrututura da área de Compliance é composta por [definir].

Para manter a independência, a área de Compliance se reporta diretamente ao Conselho de Administração.

A área de Compliance da Bossanova desenvolve as seguintes funções: preventiva, normativa, educativa, monitoramento e controle, consultiva e a deliberativa.

Na função preventiva, a área tem o objetivo de identificar, avaliar e responder os riscos de integridade e combater situações de índicios de condutas irregulares e de corrupção que possam causar prejuízos materiais e reputacionais à Bossanova. A atividade avaliação de integridade (due diligence) de fornecedores, terceiros e parceiros também é responsável por prevenir os riscos de corrupção e reputação no relacionamento com o público externo.

Na função normativa, ela busca orientar na criação e revisão de políticas da empresa, assessorar na criação e/ou melhorias de processos e normativos que assegurem a observância das diretrizes de ética e integridade na atividade das áreas.

Na função educativa, visa promover a comunicação e capacitar por meio de treinamentos periódicos sobre Políticas de Compliance e Código de Conduta da Bossanova, para todas as partes interessadas ao negócio.

Na função de monitoramento e controle, a área objetiva garantir e aprimorar a estrutura de controles internos dos principais riscos de integridade para assegurar sua gestão eficaz, além de realizar a análise e tratativa das declarações de conflito de interesses e recebimento de brindes, presentes e hospitalidades.

Na função consultiva, ela é responsável por esclarecer dúvidas e auxiliar na aplicação do Código de Conduta, das políticas, dos processos e dos demais normativos relativos à ética e Compliance, além de sinalizar as áreas a necessidade de desenvolvimento ou revisão de processos/procedimentos.

Governança

A estrutura de Governança Corporativa adotada pela Bossanova tem o compromisso de adoção das melhores práticas de governança corporativa e contribuindo para o fortalecimento da transparência de sua gestão, buscando o alinhamento dos interesses de seus acionistas e demais stakeholders.

Os principais objetivos são: (i) garantir responsabilidade corporativa; (ii) prestar contas aos stakeholders (“accountability”); (iii) transparência; e (iv) equidade. Juntos, em nossa visão, esses objetivos permitirão a melhoria contínua da gestão, a harmonização de interesses, a sustentabilidade do negócio e a geração de valor, visando a perpetuidade da empresa.

Responsabilidade corporativa é o dever de todos os conselheiros, diretores, colaboradores e demais pessoas ligadas à Bossanova de zelar pela viabilidade econômico-financeira da Companhia, buscando mitigar fatores que impactem negativamente e catalisar fatores que impactem positivamente, seus negócios e operações.

Prestação de contas é o dever desses indivíduos ao atuar de forma diligente e responsável, prestar contas de sua conduta de maneira didática, resumida, inteligível e tempestiva, assumindo as consequências de seus atos e omissões.

Transparência é a máxima da Companhia de disponibilizar a seus acionistas, colaboradores e demais stakeholders informações que sejam relevantes e de seu interesse e não apenas aquelas cuja divulgação seja imposta por leis ou regulamentos aplicáveis.

Equidade é o objetivo da Companhia de tratar seus acionistas, colaboradores e demais stakeholders de maneira isonômica e justa, considerando seus direitos, deveres, necessidades, interesses, expectativas e também as melhores práticas de mercado.

A Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, conforme previsto em seu Estatuto Social.

O Conselho de Administração da Companhia será composto por 3 (três) membros, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição.

O Estatuto Social disciplina a composição, as competências, as regras de funcionamento, as responsabilidades, bem como as medidas a serem adotadas em situações de conflito de interesses.A Diretoria é composta por 3 (três) membros, sendo um Diretor-Presidente, um Diretor Financeiro e um Diretor Operacional (em conjunto, “Diretores”), eleitos pelo Conselho de Administração.

O Estatuto Social dispõe sobre a composição, as competências, as regras de funcionamento, as responsabilidades, bem como as medidas a serem adotadas em situações de conflito de interesses.

São responsabilidades dos Conselheiros, Diretores e colaboradores: observar e zelar pelo cumprimento da presente política e, quando necessário, acionar a [definir] para consulta sobre as práticas de governança corporativa adotadas pela Companhia, bem como o processo de tomada de decisões (competências/alçadas) ou eventuais dúvidas relativas ao conteúdo e a aplicação desta Política.

Rede Startups

Nossa fórmula secreta!
Com mais de 1.000 founders, e conteúdo exclusivo, a Redebossa ajuda empreendedores a lidar com seus desafios de escala.

Estamos construindo uma estrutura de portfólio, para gerar transparência e governança nas startups.

Benefícios

•        Serviços

•        Relacionamento

•        Sinergia

•        Conexões

Exigências/Controle

•        Diligência

•        Acompanhamento

•        Governança

•        Reports periódicos