A importância do programa de aceleração para um investidor VC

A importância do programa de aceleração para um investidor VC

Comentamos recentemente sobre pontos muito importantes da nossa tese de investimentos e gostaria de trazer para esse artigo um pouco mais sobre o seguinte ponto: 

  • Ter recebido investimento anjo ou ter graduado em programa de aceleração 

Acredito que a grande maioria do público que têm acompanhado nosso blog está bem familiarizado com o que é um investimento anjo ou programa de aceleração. Se você já recebeu um aporte anjo e/ou participou de algum programa de aceleração, ótimo! Gostamos bastante.  

Caso ainda não tenha participado e esteja refletindo se vale a pena, vou explicar um pouco o porquê um investidor VC dá tanta importância para esse tipo de programa. 

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA A STARTUP 

Todos nós sabemos a quão conturbada é a jornada empreendedora. Envolve muito mais frustração, cobranças e tensões do que momentos de glória e sucesso. A rotina vai acabar sendo cada vez mais desgastante, é um desafio de uma vida. 

Mas você não precisa passar por tudo isso sozinho. Aceleradoras, incubadoras, comunidades e hubs de inovação são alguns dos players do ecossistema de inovação que podem e conseguem te ajudar. 

Algumas das principais propostas de valor que esses players geram em seus programas: 

Mentoria: Profissionais que são referência no mercado e especialistas de algumas áreas específicas entram em momentos chave do crescimento das startups durante o programa de aceleração 

Estrutura: Parceria com redes Co-working ou espaço próprio durante os meses de aceleração. Possibilita as startups a ficarem durante meses “residindo” no espaço e torna workshops, palestras, bootcamps e sessões de mentoria muito mais fáceis de organizar 

Descontos em Parceiros: Acesso a produtos e serviços de cloud, hosting, marketing digital, CRM, entre outras ferramentas do mercado. 

Networking: É comum de aceleradoras terem suas parcerias e redes de contatos com empresas que querem se aproximar de tecnologias disruptivas do mercado. Vejo esse como o principal ponto desses programas, aproximação com empresas, outras startups, executivos e, principalmente, fundos de investimento. 

Tempo: Um programa de aceleração vai te economizar tempo! As mentorias e workshops vão te ajudar com dicas do que fazer e não fazer, fazendo com que seu negócio avance várias etapas muito mais rapidamente, evitando vários erros na jornada empreendedora. 

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA O INVESTIDOR VC 

O Networking e acesso à rede de investidores e fundos VC é provavelmente a maior vantagem destacada nas propostas desses programas. Mas além dessa ponte, esses players contribuem de maneira muito mais ampla do que você imagina. 

E quais são os principais motivos de nossa tese dar preferência por startups que passaram por algum batch de aceleração? 

  1. Validação: Acredito que esse ponto seja muito claro, certo? A partir do momento que temos alguém, fora a equipe de founders, que acredita no negócio a ponto de investir seu tempo e dinheiro, é algo que, no mínimo, chama a atenção de um investidor VC. É muito comum no mercado de venture capital uma startup chamar a atenção de um investidor VC pelo fato de ter alguém já comitado com a rodada, ou seja, alguém que já se comprometeu a fazer parte daquela rodada e investir junto ao fundo líder. Isso acaba virando um ativo poderoso para o empreendedor atrair a atenção de outros fundos. 
  1. Desenvolvimento / Maturidade: Normalmente quando uma startup passa por um bom programa de aceleração ou incubação, há fortes indícios de crescimento e desenvolvimento da empresa, tanto em relação ao business quanto em relação aos empreendedores. A mentoria, estrutura, contatos e networking que os programas proporcionam tem como principal objetivo fazer a empresa amadurecer e o investidor VC tende a analisar isso. O que o programa lhe proporcionou? Quais foram suas conquistas? Quais foram os aprendizados bons e ruins? A startup cresceu seu faturamento o suficiente para iniciar uma rodada de captação? Todos esses pontos acabam sendo avaliados e levados em consideração pelo investidor 
  1. Rede de Contato / Networking: Como mencionei anteriormente, esse é uma das principais gerações de valor desses programas. O investidor VC quer sempre entender o nível dos contatos e o quão estratégicos eles são para o crescimento da sua empresa. 
  1. Preparação para o fundraising: Talvez esse seja o ponto que mais gostamos dos programas de aceleração. O investidor VC normalmente é extremamente ocupado, então quando uma startup não apresenta os dados que precisamos avaliar nas primeiras conversas, o processo acaba ficando complicado e longo. Bons programas de aceleração preparam as startups para chegarem com todas as informações preparadas aos investidores. 

Cases com startups do portfólio 

Conversamos com algumas startups da Rede Bossa para entender um pouco da visão do empreendedor sobre como foi essa relação entre o programa de aceleração e o processo de captação. 

Como primeiro case, temos a CustomerX, que acabou de entrar para o portfólio da Bossa e durante todo o nosso processo de avaliação teve o apoio constante da equipe da Darwin, aceleradora de Santa Catarina, no processo de preparação para nossas conversas. 

Segundo Leonardo Superti, CEO da CustomerX, o processo de preparação para captação que fizeram com a Darwin, foi essencial: “Antes mesmo de começarmos as conversas com fundos VC, tivemos todo um direcionamento inicial de como falar com esses fundos. Com quem devemos falar? Como devemos abordar? O que enfatizar durante o pitch? Todas essas respostas e ajustes foram feitos com a equipe da Darwin.”  

Já o Vitor Dente, Co fundador da Standout, startup que passou pelo programa de aceleração da WoW e também do portfólio da Bossa, deu um maior destaque pelo networking e contatos que conquistou durante o programa. “Não só contatos que a própria aceleradora nos proporcionou, mas também a rede que criamos lá, nos ajudam com contatos e networking até hoje.” 

É claro que cada player tem seus pontos fortes e fracos quando se trata do smart que podem proporcionar às startups, por isso é muito importante você sempre analisar e pesquisar o que cada um pode lhe oferecer. 

Caso tenha lhe despertado o interesse em conhecer algumas aceleradoras, incubadoras ou hubs de inovação que possam lhe trazer toda essa geração de valor, dê uma olhada na tese de alguns de nossos parceiros atuais pelo link: