A Águas Cuiabá, companhia responsável pelo serviço de saneamento da capital Mato-grossense, inicia o 2020 com a implementação de um sistema tradutor de Libras no site da concessionária. A novidade representa um marco para a empresa, que valoriza ações cidadãs e busca sempre priorizar o contato humanizado com o cliente.

A Hand Talk, plataforma de tradução em Libras que faz parte do portfólio da Bossa Nova Investimentos, implementada pela companhia, já vem sendo utilizada em diversos setores no meio digital com o objetivo de aproximar a comunicação entre o cliente com deficiência auditiva e a empresa.

Ao conectar-se ao website (www.aguascuiaba.com.br), o consumidor encontrará no lado direito da tela o ícone que representa a função de acessibilidade, basta clicar para ativar a função. A partir daí, o personagem Hugo, um simpático intérprete visual, é o responsável por fazer as traduções de todos os textos e links do site. Ele interpreta textos e imagens com descrição em uma janela de Libras – disponível na lateral de todas as páginas do portal – tornando a navegação mais acessível. O gerente de gestão de clientes, Mayckel Pereira, comemora a iniciativa “Sabemos que a introdução da plataforma ao website da companhia demonstra um  de um pequeno passo para muitos que ainda estão por vir. 

Acreditamos em uma comunicação cada vez mais abrangente, inclusiva e cidadã”, reforça o gestor.Atualmente, o cliente portador de deficiência auditiva pode solicitar atendimento a partir da Central de Intérpretes de Libras de Mato Grosso. O órgão atua auxiliando em entrevistas de emprego, consultas e demais situações que necessite tradução simultânea.

Atendimento acessível e tecnológico –  Em 2019, a companhia lançou um novo canal de suporte ao cliente por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.O objetivo é tornar o atendimento mais ágil e universal, uma vez que dentro do aplicativo é possível ter acesso às ferramentas de tradução em Libras e audiodescrição. Para enviar mensagens o número é o 17 99641-3259. Além do atendimento por mensagens, a Águas Cuiabá também  dispõe de uma central de suporte ao cliente por telefone, para efetuar ligações o número é 0800 646 6115.