Com a aproximação da Black Friday, muitos lojistas têm se preocupado em investir em sistemas de busca inteligente e recomendação para elevar a experiência de compra da loja virtual.

“A Black Friday é famosa por ser uma data para aumentar e acelerar as vendas, mas também é o momento para fidelizar os clientes. Nos dois casos, é preciso oferecer uma boa experiência de compra. Muitos lojistas já entenderam isso, então, além de investir em campanhas pagas para aumentar o tráfego na loja, têm investido também no nosso sistema de busca inteligente e recomendação”, conta Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint.

Ellus, Bobstore e Morena Rosa são alguns exemplos de marcas que estão seguindo essas estratégias em seus e-commerce. Além de atrair tráfego, estão preparando os seus sites com o sistema de busca inteligente e recomendação da SmartHint, para receberem bem os novos visitantes.

“Apostamos na busca inteligente da SmartHint e nas vitrines personalizadas. Assim, mantemos os clientes no funil de vendas oferecendo a melhor experiência de compra possível”, afirma Mauricio Didimo, head de e-commerce e estratégia digital do Grupo Morena Rosa.

Como a tecnologia da SmartHint prepara a loja para a Black Friday

Por ser uma data bastante movimentada, é natural que as loja virtuais obtenham mais tráfego. Pois até o consumidor que pretende comprar na loja física, muitas vezes, começa a analisar os preços e produtos antes, na internet. E ele pode acabar conhecendo a sua loja justamente nessa hora. Isso significa que a experiência de compra começa antes mesmo do momento da compra. Por isso, é preciso ter um site eficiente, organizado, convidativo e agradável para o cliente. Para isso, o sistema da SmartHint aposta em personalização e melhora da experiência com três ferramentas:

Busca inteligente: baseada em inteligência artificial, a busca da SmartHint mostra os resultados de pesquisa em milissegundos e facilita muito a busca, pois identifica as palavras mesmo com digitação errada, através da similaridade fonética; encontra os produtos pela cor, através do reconhecimento de imagem; e mostra os resultados mais relevantes e personalizados para cada pessoa em primeiro lugar, com a busca comportamental.

Vitrines de recomendação: as vitrines de recomendação também utilizam inteligência artificial e, por isso, são totalmente autônomas e personalizadas para cada usuário. Elas sugerem os itens mais relevantes para cada cliente.

Pop-ups de retenção: os pop-ups de retenção ajudam a chamar a atenção do cliente e incentivar a compra. São dois tipos, um deles mostra uma vitrine com produtos do gosto do cliente, já o outro, aposta no gatilho de urgência, e oferece um desconto com contador regressivo em um produto que esteja sendo visto.

Com elas, é possível:

  • Personalizar a experiência
  • Otimizar processos
  • Fidelizar o cliente
  • Automatizar processos
  • Aumentar a produtividade
  • Aumentar o ticket médio 
  • Aumentar as páginas por sessão
  • Reduzir o abandono de carrinho
  • Aumentar a taxa de conversão

As três ferramentas, em conjunto, personalizam, melhoram a usabilidade e busca pelos produtos e ainda apostam em descontos atrativos, carro chefe da Black Friday. Tudo isso influencia na experiência do cliente. E, se ele tiver uma boa experiência, além de converter a venda, ainda pode querer retornar ao site em uma outra data, tornando-se um cliente fiel e até um promotor da marca.

A contratação e implementação da ferramenta é rápida, simples, sem burocracia e sem contrato de fidelidade. Pra saber mais, clique aqui.

Sistema de busca e recomendação para e-commerce ajuda a vender mais e fidelizar o cliente na Black Friday

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.