O Venture Capital é uma modalidade de investimento direcionada para negócios inovadores que tenham alto potencial de crescimento. Assim, fundos como o bossanova potencializam startups que geram novas e relevantes soluções para o mercado.
Para te ajudar a entender melhor como funciona uma tese de investimento nesse contexto, reunimos aqui alguns conceitos fundamentais desse universo.
O que é tese de investimento?
Quando falamos de startups e fundos de Venture Capital, podemos dizer que a tese de investimento é o conjunto de parâmetros que balizam o processo decisório. Assim, são os pré-requisitos que as empresas precisam apresentar para passar no primeiro filtro dos investidores.
Veja alguns dos parâmetros mais comuns:
- tamanho da empresa, muitas vezes representado pelo faturamento mensal ou anual da companhia;
- volume de investimento necessário ou pretendido;
- setor de atuação;
- tecnologias utilizadas;
- modelo de negócios;
- perfil e histórico dos sócios;
- time (composição, comprometimento, execução e união);
- estágio de maturidade;
- valuation;
- visão de longo prazo;
- perfil da rodada de investimento;
- possíveis riscos;
- opções de saída.
Entendendo melhor o Venture Capital
O Venture Capital foca em empresas que apresentam alto potencial de crescimento e envolve um detalhado processo de avaliação dos fundamentos de cada negócio, além da diversificação de ativos. Portanto, na prática está longe de ser apenas uma “aposta de risco”.
Em grande parte dos casos, não se trata apenas de possibilitar acesso a recursos financeiros, mas também de levar know-how para a startup e colaborar na gestão do negócio. Isso contribui na criação de valor para a futura venda de participação acionária na empresa.
Como mencionamos acima, trata-se de um investimento voltado para empresas emergentes, às vezes, até em estágio pré-operacional.
Para saber mais sobre o assunto:
– Venture Capital: Como atrair investimentos para sua startup
– Descubra o Que São e os Benefícios Para Empresas, Investidores e Startups
– Investimentos em startups early-stage: Tendência e rentabilidade no mercado de venture capital brasileiro
Como obter informações e análises confiáveis sobre startups
Para tomar uma decisão de investimento, é preciso ter acesso a informações confiáveis e a análises de qualidade. Foi pensando nisso que o Distrito criou a divisão de Dataminer, que hoje conta com o maior banco de dados de startups do país.
São mais de 12 mil startups mapeadas, de 32 setores diferentes, espalhadas por todo o território nacional. Isso permite elaborar relatórios com diferentes recortes, tanto por setor quanto por região geográfica. Entre eles:
- Adtechs;
- Agtechs;
- Edtechs;
- Fintechs;
- Healtechs;
- Indústria 4.0;
- Insurtech;
- Legaltech;
- Proptech;
- Retailtech;
- Venture Capital.
Além disso, temos relatórios especiais e um pacote premium para quem precisa de informação mais aprofundada.
Entre as áreas de negócio do Distrito, além do Dataminer também há cinco hubs de inovação, sendo quatro em São Paulo, divididos por setor (adtech, healthtech, retailtech e fintech) e um em Curitiba. Além disso, um programa de desenvolvimento de negócios Distrito for Startups que oferece mentorias, treinamentos, descontos em plataformas, maior visibilidade, conexões empresarias e muito mais.
Agora que você já conhece a importância da tese de investimento para o Venture Capital, queremos aproveitar também para convidá-lo para conhecer o relatório mensal Inside Venture Capital do Distrito, com dados atualizados sobre esse mercado, gráficos e análises de especialistas.
Veja também outro conteúdo que pode te interessar:
Modelo de Report para Investidores
Mantenha o relacionamento e engaje investidores e não perca oportunidades. O report é uma ferramenta fundamental no arsenal de qualquer startup que esteja pensando em captar investimento.